.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

.posts recentes

. ...

. O próximo sucesso da Sony

. TakeItGame

. Eurogamer NÃO publicou an...

. Esclarecimento

. Uma opinião pessoal

. Permanência no Sapo

. A PlayStation 3 já é uma ...

. Produções Caseiras

. Lançamento da PS3 na Euro...

.arquivos

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2007

...

Hoje estou numa de ensinar. Não que seja o mais perfeito porque não o sou, mas sim porque entendo que todos temos muito de aprender, uns com os outros.

Um dos "erros" que maior confusão faz à minha cabeça, é a forma como se trata as noticias enviadas para as redacções. Elas são enviadas em formato press-release. Por exemplo:

O encontro será também ocasião para Microsoft anunciar a mais recente novidade para os estudantes universitários de cursos tecnológicos das universidades portuguesas.

Estarão presentes o Coordenador Nacional e o Coordenador Adjunto do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho e Rui Grilo; Luís Magalhães, Presidente da UMIC e, da parte da Microsoft Portugal, estarão o Director Geral, Nuno Duarte e o Director da Unidade de Administração Pública, Joice Fernandes.

Um dos maiores erros que tenho visto é espetarem o press-release na revista como noticia, sem mudar nada, nem sequer uma virgula. Ora os press-releases são normalmente muito curiosos... 80% têm erros ortográficos, não por culpa dos PR que os criam, mas sim porque a vida agitada destes (são responsáveis por dezenas de press-releases por dia) não lhes permite fechar os olhos ao programa do word que permite verificar a gramática e ortografia dos textos. Este pequeno programa deixa passar muitos erros, mesmo o famoso FLIP não corrige tudo e assim os press-releases que são muito úteis para nós, chegam às nossas mãos com algumas partidas.

Um dos exemplos mais frequentes é quando a agência de comunicação mete o simbolo ™ e ele aparece no press-release como TM. Mas há erros mais grossos e dá-me um gozo tremendo vê-los nas noticias daqueles que se dizem "o maior portal..." , "o melhor portal...". Se fossem o maior ou o melhor, não teriam dado os maiores e os piores erros, mas é a vida, nem todos podemos ser iguais.

Contudo, entre todos os ditos "profissionais", há quem tenha o cuidado de pegar no press-release e fabricar a noticia a partir dele, dando o seu cunho pessoal. E assim dá gosto de ler noticias frescas, muitas das vezes interessantes e sobretudo sem os irritantes erros. Hoje vi um TM em vez de um ™ na página de jogos de um jornal e ri-me.

Este texto não pretendeu criticar ou rebaixar ninguém, mas sim alertar para que as noticias de amanhã sejam cada vez melhores e menos artificiais. Sejam criativos!

sinto-me:
tags:
publicado por realidadefictional às 23:31

link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.links